domingo, 19 de janeiro de 2014

Como adaptar/acostumar meu hamster à uma nova gaiola?

Há algumas semanas uma leitora sugeriu que eu postasse sobre como adaptar o hamster à uma nova gaiola. Eu achei a ideia super legal, então o assunto de hoje é esse!

duas alternativas consideráveis:

1. O hamster acabou de ser comprado (ou adotado) e será introduzido à uma gaiola maior, onde viverá;

2. O hamster já vivia com o dono, mas em uma gaiola que precisou ser trocada por outra por algum motivo.

Vamos começar com a primeira alternativa.
Os hamsters normalmente são muito ariscos no início, já vem da natureza deles fugir e se esconder para se proteger. Às vezes eles enfrentam o perigo - que no caso é o novo dono. Mas eles se adaptam rapidamente à um novo ambiente, desde que não seja mudado frequentemente - isso os estressa demais, causando graves problemas, inclusive morte. O ideal é que você compre duas gaiolas: a primeira deve ser pequena, adequada para um filhote, com poucos andares e que a distância entre eles seja curta. Se a gaiola for muito alta, ele pode cair, pois no começo são muito desajeitados, estabanados e pequenos, causando graves lesões ou morte. A gaiola pode ser grande e sem andares, isso facilita bastante. Mas ela precisa ser larga e comprida, não uma jaula.
Uma opção que pode durar toda a vida do hamster é a caixa organizadora. Se ela for grande o bastante para comportar o hamster quando ficar adulto, você pode com certeza ficar com ela até o hamster morrer. Você gasta muito menos, a caixa é de fácil manutenção, e o hamster fica confortável e feliz. Lembre-se de fazer os ajustes necessários, como ventilação, brinquedos, andares, etc. Confira aqui um post sobre as caixas organizadoras.
Os hamsters normalmente se adaptam rapidamente como já falei acima. Quanto menos vezes o alojamento for trocado, mais feliz o hamster vai ser.

E agora, se o hamster for trocado de uma gaiola/alojamento para outra(o), o que eu faço?
Não precisa se preocupar, é muito fácil adaptá-lo. O ideal é colocar objetos da gaiola antiga na nova, assim ele sente o próprio cheiro, que obviamente lhe é familiar, e assim ele percebe que nem tudo mudou e que o ambiente é seguro. Essa é a melhor maneira de adaptar um hamster que vivia em outro alojamento se adaptar num novo. Casinha, rodinha, bebedouro, comedouro, etc., se já usados na gaiola antiga e colocados na nova deixarão o hamster seguro e ele se adaptará muito mais rapidamente. Claro, você pode incluir novos objetos - o hamster vai também se acostumar à eles depois. 

Sempre que você for escolher um alojamento novo, pesquise, meça direitinho para ver se o tamanho é adequado para a espécie, avalie os preços antes de pagar, e veja se não tem nada de errado com o alojamento. Gaiola boa, hamster feliz! :) 

Quer saber algumas dicas? Clique no marcador Alojamentos na barra lateral direita do blog.

Espero muito ter ajudado todos e todas. Beijos e queijos!


4 comentários:

  1. Ol´´a,sou eu a Talyta do Mundo animal,minha hamster a Vanessa infelizmente faleceu a 4 dias atraz estou muitoo triste,mais la para outubro quero voltar a criar hamsters que um sirio,e gostaria de pergunta uma coisa que eu nao entendi,como assim eu devo coloca-lo em uma gaiola pequeno quando filhote a gaiola que irei comprar ´´e essa aqui http://www.petlove.com.br/gaiola-hamster-3-andares---labirinto-caninos-brancos-1018980-2/p?gclid=CM6wi6_Vi7wCFQto7AodehQAKA e queria saber se eu tiver que deixalo enquanto filhote em uma gaiola pequena quando devo coloca-lo na gaiola grande ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, a 4 dias coloquei meu hamster em um terrario novo, com os utensílios dele conforme o recomendado (casinha/rodinha/tubo) mas ele se recusa a se envolver, fica só no canto a noite toda, perto da parede, só se mexe para comer e beber água. Ele é fissurado na rodinha nem nela está indo. Será que ele se acostumaram ao novo lar ou devo volta-lo ao aquário antigo?

    ResponderExcluir
  3. Então no caso como foi a muito tempo, eu tive que retornar o meu hamster ao terrario antigo dele e deduzi que ele não conseguiu curtir o "novo lar" pq como era de doação e vinha com o cheiro de outro animal (mesmo limpando e desinfectando foi dificil tirar todo o cheiro) então acho que o cheiro pra ele era muito mais forte pela sensibilidade que esses pequeninos tem e ele deve ter ficado mal...sei lá...penso em até dores de cabeça deve ter dado nele...tadinho...mas enfim, voltei com ele pro aquario antigo e ele esta super bem e feliz.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...