sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Motivos para ter boa ortografia

Hoje o assunto não vai ser hamsters, e sim as postagens.

Quem nunca ouviu seu (sua) professor(a) de língua portuguesa, entre outros professores outras matérias dizendo que a ortografia correta é super importante?

Mas não é só no colégio que você precisa ter boa ortografia. Em muitas outras coisas você precisa ter essa boa ortografia, inclusive nos seus blogs.

A linguagem de sms, por exemplo: vc (você), td (tudo), tbém (também), q (que), p (para/pra), c (com), etc. dificulta a tradução quando outras pessoas de outros países visitam seu blog, pois o tradutor não reconhece essas palavras.

Também dificulta o entendimento das palavras para outras pessoas. Quando crianças menores que estão na fase de aprender a ler começarem a visitar seu blog e lerem seus textos, elas ainda não conhecerão esse tipo de linguagem, então elas vão estar sempre confusas em relação as palavras.

A pontuação  *- ( ) , . ! ? " " ' ' ´ ~ ^ : ; * também é muito importante. Imagine uma frase sem pontuação:

Oi tudo bem eu me chamo Luisa e você eu tenho um hamster chamado Chimy ele é muito fofo meigo e legal ele tem um irmão chamado Churry que é muito fofo também e ele é bem gordinho você tem algum hamster.

Agora, uma frase com pontuação:

Oi, tudo bem? Eu me chamo Luisa, e você? Eu tenho um hamster chamado Chimy, ele é muito fofo, meigo e legal. Ele tem um irmão chamado Churry que é muito fofo também, e ele é bem gordinho. Você tem algum hamster?

Nossa, BEM melhor.

E, pra quem achar que tudo SEMPRE tem que ser certíssimo, sem UM ERRO SEQUER, é ÓBVIO que NÃO! Eu erro, mas eu corrijo depois. Com os erros é que se aprende, não é? Corrigindo os exercícios na escola é que se aprende uma maneira mais fácil de fazê-los. Corrigindo as palavras em textos do seu blog ou até de apresentações especiais, é que se aprende melhores palavras e como evitar repetições.

Falando em repetições, elas devem sim ser evitadas. Por exemplo:

Aí eu falei com os meus pais, aí eles deixaram eu ter um hamster. Daí a gente foi no pet shop e tinha muitos hamsters lá, daí eu peguei um sírio angorá lindo e eu dei o nome de Snowball. Aí eu voltei pra casa. Então eu fui fazer carinho e ele me mordeu. Aí eu coloquei ele de volta na gaiola e só depois peguei de novo. Aí ele me lambeu, como se me beijasse, foi muito fofo.

E agora, com menos repetições:

Aí eu falei com os meus pais, e eles deixaram eu ter um hamster. Então a gente foi no pet shop e tinha muitos hamsters lá, daí eu peguei um sírio angorá lindo e eu dei o nome de Snowball. Depois eu voltei pra casa. Então eu fui fazer carinho e ele me mordeu. Eu coloquei ele de volta na gaiola e só depois peguei de novo. Depois de fazer carinho ele me lambeu, como se me beijasse, foi muito fofo.

Ah, sim, agora eu gostei.

Por isso a ortografia é tão importante; por causa do entendimento de muitas pessoas, do seu entendimento, dos elogios, das visitas mais frequentes, na escola...




2 comentários:

  1. Aplausos, aplausos!


    Infelizmente as pessoas esquecem de importantes detalhes, como esse. Muito boa ideia, ressaltar isso, Luisa!

    Um blog ortograficamente correto é procício a apresentar um elevado nível de criticidade, por levar a sério a todo e qualquer leitor que o visite (não somentes crianças que usam o "internetês"); algo que para nós, blogueiros, é algo bem importante.

    Ótima postagem!

    Abraços. Felipe.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...