quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dicas de como fotografar seu hamster

Você já viu aquelas fotos mega profissionais de hamsters praticamente perfeitas em tudo: foco, qualidade, cor, luz, contraste, tremulação... E quem já não sonhou em fotografar seu ham desse jeito? Por isso, venho dar algumas dicas de como fotografar o seu hamster!

Dica 1: Fundo.
Se seu fundo for, por exemplo, branco, e o hamster também for branco, mude de fundo. A luz do fundo deve ser diferente da cor do hamster e, claro, tem que ser uma cor neutra, pois o principal no ambiente é o hamster, e ele deve ser o item que mais chame a atenção! Por exemplo um hamster preto: fundo branco é neutro e o hamster pode ser visto claramente. O contrário com os albinos. Tente sempre colocar um fundo liso e não muito estampado para não chamar muito a atenção.

Dica 2: Ambiente.
Ambientes como sofás, camas, pufes, colchões, etc. nem sempre são os melhores. Primeiro porque por serem moles, você pode acabar tremendo a foto na hora de tirar, ou o hamster pode acabar roendo o estofamento, ou até mesmo se enfiando em buracos debaixo ou dentro desses lugares, sendo apenas possível pegá-lo tendo que levantar ou até rasgar o ambiente. Escolha, por exemplo, uma caixa de papelão comum, e forre com cores neutras que não chamem mais a atenção do que o próprio hamster.

Dica 3: Poses.
Geralmente hamsters não param quietos. Por isso, você deve pegá-lo mais sonolento ou quando está mais calmo, porque assim ele realiza movimentos mais lentos, sendo mais fácil tirar fotos. Outra dica é criar barulhos que ele não reconhece e que façam ele parar em estado de alerta, podendo tirar uma boa foto. Quando ele estiver dormindo e comendo, por exemplo, ele está concentrado em algo, o que não o distrai com a câmera.

Dica 4: Vários disparos.
Para não ficar esperando a hora certa, ou quando ele fizer o que você queria, tire várias, várias fotos. Pelo menos uma delas vai ficar boa, e as ruins podem ser apagadas para dar espaço para outras.

Dica 5: Foco.
Não adianta tirar uma foto perfeita, mas fora de foco. Uma boa ideia é apertar até a metade o botão de tirar a foto e focar na parte principal: o hamster. Quando focar bem direitinho, você aperta o resto do botão. O Macro da câmera pode ajudar também.

Dica 6: Zoom.
Tente usar o zoom o mínimo possível. Ele desfoca a foto e geralmente a imagem fica pior. Tente sempre aproximar a câmera dele, sem simplesmente empurrar pra cima do pobrezinho, e sim ir bem devagar até o ângulo ficar certo. Resumindo, o zoom piora tudo e NÃO deve ser usado.

Dica 7: Apoio.
Pra você que tem um tripé, tudo está facilitado. Mas para pessoas que não tenham tripé, como no meu caso, tem que optar por apoiar a câmera no próprio ambiente ou tirar a foto solta, o que quase sempre resulta em mãos e fotos tremendo. Sempre tento apoiar a câmera em algo, principalmente nas gravações do meu canal, desde caixas de sorvete a brinquedos estranhos.

Dica 8: Aparelho.
Nunca use o celular para tirar fotos. A qualidade quase sempre é ruim. E para iPhones, iPods, iPads e tudo o mais, eu não aconselharia também, mesmo que a qualidade seja ótima, porque a foto fica fina demais, o que nem sempre é bom. Claro que se a foto for tirada de lado é outra história. Funciona muito bem. Mas câmera é sempre a melhor opção. Porque celulares na maioria das vezes não ficam em pé sozinhos.

Dica 9: Luz.
Flash: pode cegar seu hamster. É uma boa alternativa quando ele estiver super agitado, porque o flash ajuda a estabilizar. Mas o incomoda e estressa muito. E tente sempre tirar fotos de dia, onde há mais luz.

Dica 10: Identificação.
Se você vai postar sua foto em algum blog ou site, é muito importante colocar uma identificação para no caso de alguém "pegar emprestado" sua foto e tentar dizer que a foto é da autoria dela. O programa PhotoScape me ajuda pacas com isso, e além disso é nele que faço os efeitos, identificações, banners, entre outras coisas pro blog. É gratuito e leve, e tem praticamente tudo o que você precisa para edição de imagens. Se você quer deixar suas imagens transparentes, eu uso o PhotoFiltre 7, mas lembre-se que o fundo deve conter uma cor que não seja igual a QUALQUER objeto da foto.

Dica 11: Objetos e alimentos a serem dados.
Muitas vezes nós ficamos tentados em ver fotos de usuários do Flickr ou de outras redes de compartilhamento de fotos, favoritar tudo, elogiar, enfim, ficar vendo mais e mais fotos. Mas você geralmente vê a data e percebe que já faz um tempão que a pessoa tirou as fotos, ou você descobre que o hamster morreu meses depois de sua adquirição. Muitas vezes isso é causado por brinquedos e/ou petiscos tóxicos ou não saudáveis que são dados para eles na hora da seção fotográfica. Por isso, confira o que pode e não pode ser dado ao seu hamster nesse post. Bolachas, frituras, ossos de cachorro, etc. são completamente proibidos.

Dica 12: Lugar da câmera.
Faça um ou mais buracos na caixa do tamanho da lente da câmera (não pode ser muito grande nem muito pequeno; se for pequeno e você precisar dar zoom a lente vai travar, e se for grande vai assustar o hamster) e enfie somente a lente. O hamster não vai perceber e assim você pode tirar fotos de vários ângulos e a câmera não tremula.

Espero que tenham gostado das dicas.
Até a próxima postagem!


4 comentários:

ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...