Olá, essa postagem é sobre a reprodução dos nossos amigos. Aqui você pensa se quer mesmo cruzá-los (o que muitos donos dizem que somente um "profissional" pode fazer isso), uma coisa que pode aumentar os gastos, por exemplo, os Anões podem ter de 8 até 15 filhotes (mas alguns não sobrevivem, na maioria das vezes)! E, quando eles ficarem mais velhos, você precisa separá-los, uma gaiola para cada um. É muito trabalho, hein? Mas o positivo é que você pode vendê-los ou doá-los a um criador que irá cuidar (muito bem) deles. Não doe a pet shops, eles vão cuidar mal do seu amiguinho :(.
Vamos começar:
O macho precisa ter entre 3 e 14 meses de vida, e a fêmea entre 4 e 6 meses (é recomendado ela não ter engravidado ainda - caso ela já tenha, é também recomendado ela ter entre 8 e 14 meses de vida).
Agora você tem que esperar até que a fêmea esteja no cio (isso ocorre de 4 em 4 dias, de 4 a 24 horas). Para saber se ela está no cio, você pode pegá-la e colocá-la em cima da gaiola, fazendo carinho das costas até o rabo. Se ela ficar parada levantar o rabo, é porque está no cio. Outra maneira de descobrir é: quando ela está no cio, exala um cheiro forte, principalmente no verão. Nem sempre é percebido, então a melhor maneira é a citada acima, de que eu saiba.
ACASALAMENTO
Pegue o macho e a fêmea e os coloque num lugar neutro, como uma caixa. Depois, deixe-os lá por 20 minutos, sempre vigiando. Se você notar que eles estão brigando, separe-os. É recomendável usar uma luva protetora, pois sua mão, enquanto eles brigam, é um alvo para uma velha e boa dentada! Caso não ter sucesso e ter brigas, tente outro dia.
Normalmente ocorre desse jeito: a fêmea fica parada com o rabo levantado. Então, o macho começa a cheirá-la. Se ficar interessado, montará nela. Deixe-os por um tempo ali e depois separe-os, cada um em uma gaiola.
OBS: para saber se o acasalamento deu certo, espere 10 dias, e a fêmea estará mais gorda e com as mamas bem visíveis.
Pessoal, essa é a reprodução. A gestação, o parto e o crescimento dos filhotes vem nas próximas postagens. Lembrem-se, não acasalem seus hamsters sem saber o que fazer depois!
Abraço,
Luisa
Créditos a Hamster's World (http://world-hamster.blogspot.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.