sábado, 31 de agosto de 2013

Perguntas frequentes sobre hamsters

Se você acabou de adquirir um hamster, provavelmente está se perguntando sobre alguns hábitos estranhos que você nunca ouviu falar, ou coisa do tipo.
Nessa postagem eu vou responder 10 perguntas frequentes sobre hamsters.
OBS: Elas não estão na ordem de frequência.

1 - Meu hamster passa o dia inteiro dormindo e só a noite começa a ficar ativo e correr na rodinha. Isso é normal?
R: Sim, é extremamente normal. Hamsters são animais noturnos, e ficam a noite inteira acordados.

2 - Meu hamster não consegue correr na rodinha. O que faço?
R: Se ele for muito novinho, talvez a roda seja pesada demais para ele correr. Mas não se preocupe, ele vai aprender quando ficar um pouco mais velho.
Outro motivo é que ele pode estar muito grande para a roda. É normal nós comprarmos rodas pequenas quando nós os compramos, pois são muito pequenos e não vão conseguir empurrar uma roda muito grande, mas devemos comprar uma maior quando ele crescer. Clique aqui para ver a postagem sobre o diâmetro certo de roda e hamster ball para cada hamster.
Caso ele estiver muito velhinho e não tenha mais interesse em rodar - o que é perigoso, pois os hamsters (principalmente os Anões Russos) são propensos à obesidade -, compre uma hamster ball adequada e deixe-o de 20 a 25 minutos por dia lá, sem apoio ou com apoio.

3 - Hamsters precisam tomar banho ou de alguma higiene diária?
R: Hamsters nunca devem tomar banho, eles podem pegar diversas doenças como pneumonia, alergias, gripe, entre outras. No caso do pó de banhos, eu não recomendo, pode entrar pelas narinas, ouvidos, boca, etc. e causar problemas nessas regiões. Caso você fizer questão de usar, use no mínimo de 15 em 15 dias ou mensalmente.
Caso o hamster necessitar de limpeza, molhe um algodão em água limpa, retire bem o excesso e passe delicadamente na região suja.
No caso dos hamsters Angorás (de pelo longo), penteie-os diariamente para desemaranhar o pelo. Clique aqui para ver uma postagem completa sobre os cuidados com hamsters Angorás.
Lembre-se: se a gaiola ficar suja, o hamster também fica!

4 - O que devo dar de alimento para meu hamster?
R: Dê frutas e legumes duas vezes na semana (uma vez fruta e outra legume, duas vezes legume ou duas vezes fruta na semana), proteína animal a cada 15 dias, sementes - como petisco ou sempre disponível - e ração extrusada sempre disponível.
No marcador Alimentação você encontra várias postagens sobre a alimentação dos hamsters.

5 - O que devo fazer quando meu hamster aparentar estar doente?
R: Você deve sempre se certificar de que há um veterinário de silvestres e exóticos na sua cidade ou perto dela. Caso o hamster aparentar estar doente, ele precisa ser levado ao veterinário imediatamente.

6 - Hamsters podem viver juntos?
R: Nunca! Você já pode ter tido hamsters juntos e nunca deu problema, mas o seu caso é muito raro. Milhares de hamsters morrem por ano por causa da irresponsabilidade dos donos que os deixam juntos, entulhados numa gaiola. Hamsters são animais solitários e não gostam de dividir território. Na natureza eles só se juntam na época do acasalamento.
Pense também nos hamsters sofrendo nos pet shops à procura de um dono que os ame. Não reproduza e não junte hamsters.

7 - Hamsters podem viver até quantos anos?
R: Sírios podem viver entre 2 e 4 anos, Anões Russos entre 1 e 3 anos, Chineses entre 1 e 3 anos e Roborovskis entre 2 e 5 anos.

8 - Meu hamster não consegue beber no bebedouro. O que faço?
R: Antes de tudo, não troque por um pote. Ele suja muito rápido e como é água parada pode atrair mosquitos e insetos que podem desovar ali e trazer doenças para o hamster e para você e sua família.
Tente atrair o hamster com seu dedo, fique apertando a bolinha para o hamster perceber que há água ali dentro e ele precisa empurrar a bolinha para que ela saia. Tente esfregar um pouco de comida ali para que quando ele for lamber água sair.

9 - Como posso distinguir macho de fêmea?
R: Os machos possuem uma glândula de odor no meio da barriga (se forem Anões) ou nos quadris (se forem Sírios), que as fêmeas não possuem. Os machos também têm o ânus e o pênis mais separados que as fêmeas. Quando crescem desenvolvem o saco escrotal, que é mais visível nos Sírios.

10 - O meu hamster está comendo suas fezes. Isso é normal?
R: Sim, é normal. As fezes que o hamster está comendo são fezes recentes, chamadas cecotrofos, que ele faz logo após comer. Essas fezes têm comida mal digerida, ou seja, ainda sobraram vitaminas que são necessárias ao hamster, e elas estão nas fezes. Então ele as come, e depois de digerir bem, defeca novamente, mas essas fezes não têm mais vitaminas, e são ignoradas pelo hamster. Esse processo se chama cecotrofia ou coprofagia, e também ocorre em chinchilas e porquinhos da índia. Clique aqui para ver uma postagem completa sobre esse processo.

Espero ter ajudado todos os donos de primeira viagem que estavam em dúvida sobre algum desses assuntos.
Se você tiver mais alguma dúvida comente aqui embaixo ou mande um e-mail para hamstermania@live.com com sua pergunta.
Beijos e queijos!



8 comentários:

  1. Eu tenho 2 hamster uma fêmea e um macho Os meus hamster fica o tempo todo na casinha a fêmea fica mais o que eu faço SERA QUE E O FRIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tem o seguinte vc trm q ter uma rodinha..E sim eh normal pois de dia eles ficam escondidinhos pois eles sao mais noturnos se vc tem uma rodinha de noite eles vao rodar nela mas cmo vc disse q tinha 2 compre 2 rodinhas. Espero ter ajudado

      Excluir
    2. Olha tem o seguinte vc trm q ter uma rodinha..E sim eh normal pois de dia eles ficam escondidinhos pois eles sao mais noturnos se vc tem uma rodinha de noite eles vao rodar nela mas cmo vc disse q tinha 2 compre 2 rodinhas. Espero ter ajudado

      Excluir
  2. Eu tenho 2 hamster uma fêmea e um macho Os meus hamster fica o tempo todo na casinha a fêmea fica mais o que eu faço SERA QUE E O FRIO?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 2 hamster uma fêmea e um macho Os meus hamster fica o tempo todo na casinha a fêmea fica mais o que eu faço SERA QUE E O FRIO?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Esclarecimentos claros e objetivos. Minha Spin (uma anão russo) tem três meses. Muito novinha. Achei que iria fazer mal a sua coluna deixá-la rodando na rodinha de 10 cm de diâmetro que veio na gaiola do pet shop (que ela usava direto). Então, quando ela passou para a caixa organizadora, eu a troquei por uma rodinha de 14 cm, foi a maior que encontrei (estou comprando uma de 16 cm importada), achando que ela ia amar, mas ela não tá usando e tá muito estressada! Acho que como ela é muito novinha e ainda muito pequena. A rodinha é um pouco pesada. Vou deixar a rodinha menor e mais leve até ala crescer mais! Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Tenho duas hamsters fêmeas, e suas gaiolas, uma grande e uma pequena.Por isso, eu troco elas de gaiola cada vez que eu limpo e queria saber se posso continuar fazendo isso. Queria saber se elas não ficam irritadas com isso etc.

    ResponderExcluir
  6. tudo bem esclarecedor ameii tirei minha duvidas pos comprei um hamstere tinha nmuitas duvidas.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...