quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Responsabilidade: você tem?

Olá, leitores.
Hoje vim falar sobre um assunto um tanto sério: a responsabilidade.
É preciso ter responsabilidade sempre que você adquire um bichinho, desde um peixinho dourado à um cavalo. Todos os animais domésticos têm alguma ligação com a natureza, então seus hábitos, alimentação, higiene, alojamento, tudo, tem que lembrar um pouco seu habitat natural. Por exemplo os hamsters, o assunto principal desse blog, que amam túneis para se esconder, casinha para descansar, serragem para cavar, rodinha para se exercitar - já que a gaiola não ocupa nem 5% das tocas em que eles vivem, ou seja, precisam correr e se exercitar -, sementes, frutas, legumes - que é a alimentação que a mãe natureza tem a oferecer.
Por isso a responsabilidade é realmente importante, porque se você não ligar para o seu bichinho, bem, ele vai simplesmente morrer de fome, sede, higiene incorreta, entre muitos outros casos. Por isso, antes ou se você já adquiriu um hamster, pense em algumas perguntas e responda em sua mente:

- Eu limpo a gaiola do meu hamster regularmente?

- Eu criei uma dieta alimentar para ele?

- Eu troco sua comidinha regularmente, oferecendo sementes variadas e ração extrusada de qualidade?

- Eu tenho uma gaiola/caixa organizadora adaptada para a espécie que tenho? E ela tem espaço suficiente?

- Eu comprei todos os objetos necessários?

- Eu o mantenho fora de perigo de outros animais domésticos?

- Eu trato meu hamster com carinho, dedicação e cuidado?

- Eu tiro um tempinho do meu dia para brincar com o meu hamster?

- Já tenho um veterinário especializado em silvestres e exóticos para caso meu hamster adoecer?

Essas são perguntas fundamentais que você deve responder sempre positivamente. Se você não respondeu positivamente, pesquise no blog o que você quer saber, pergunte na página Contato, mande um e-mail, etc. Caso você queira respostas rápidas e específicas, deixo as respostas e dicas abaixo:

1. Deve limpar semanal ou quinzenalmente, nunca menos ou mais que isso.

2. Dê alimentos de qualidade, frescos e que podem ser dados, além de em pequenas quantidades, e para o caso da proteína animal (exceto os tenébrios que podem ser dados 2 na semana), dê quinzenalmente. Procure anotar a dieta para que você não esqueça e tenha de ficar mudando.

3. Dê as misturas de sementes (SEM MILHO) e rações extrusadas como as da marca Alcon e/ou Hamster Crispy, Nutriroedores, etc.

4. No mínimo, gaiola 40 x 25 x 20 (altura x comprimento x largura), dois andares para hamsters de porte pequeno (Anões, Roborovskis, Chineses) e três andares para os de porte maior (Sírios), e caixa, mínimo 40 L. Sem rachaduras, buracos, desgaste, tinta saindo, poeira, água...

5. Rodinha, bebedouro, comedouro, casinha, brinquedo, serragem, mistura de sementes, ração extrusada.

6. Não o coloque em ambientes muito altos, com prateleiras de vidro ou quebráveis, fora do alcance de gatos, cachorros, etc., longe de correntes de ar, sol direto, chuva, e sem encostar demasiado as gaiolas, pois os hamsters podem começar a brigar, dando patadas uns nos outros, podendo arranhar ou até arrancar um olho! Gaiolas em cima das outras está liberado.

7. Sempre observando, dando carinhos, petiscos, falando com voz baixa e suave, sem incomodá-lo, nem gritar no caso de mordidas. Hamster tratado com carinho vive mais!

8. Siga os números 6 e 7. Outra boa ideia é deixá-lo na hamster ball por um tempo (aproximadamente 25 min) correndo. Ela o protege e ele não tem contato a sujeira, insetos, etc. Ele pode ser solto também em varandinhas sem nenhum objeto (vasos, plantas, roupas) e/ou em boxes de banheiro com ralo fechado e sem água.

9. Procure clínicas veterinárias 24 h, que atendem roedores, ligue, acesse o site, mande e-mail, pesquise no Google Maps, pergunte para donos especializados ou agropecuárias e pet shops. É muito importante você ter um veterinário especializado para o caso de seu hamster ficar doente!

Espero que tenha ajudado vocês.
Lembre-se: tenha responsabilidade com qualquer bichinho que você ganhar! Cada um merece cuidado, independente de qual animal seja!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...