quarta-feira, 25 de abril de 2012

Gestação e Parto

Agora, contarei sobre a gestação e parto da fêmea. Essa é a hora de muitos cuidados para que a fêmea fique com saúde e os filhotes nascerem com saúde também.
Algumas características que vamos percebendo aos poucos para confirmar a gravidez: as mamas vão aparecer, ela será menos ativa e ficará mais gorda ao longo do tempo.

Não incomode sua fêmea; não brinque, não a pegue, não leve para passear nem nada. Somente a vigie para ver se a saúde está boa. Resumindo: deixe ela em paz até a hora do parto. Não esqueça de mantê-la sempre com comida, mas sem "exageros". Claro, ela e o macho devem ficar separados, cada um em uma gaiola. Agora, você pode dar a seguinte alimentação, para fortificar a fêmea e os futuros filhotes (dando a alimentação normal também): ração de gato, pão molhado em leite (leite morno, miolo do pão -  não é muito recomendado), ovo cozido entre outros.
Aqui está a duração da gravidez de cada hamster (mais conhecidos):

Hamster Sírio: 16 e 18 dias
Hamster Anão Russo: 21 dias
Hamster Roborovski: 20 a 30 dias
Hamster Chinês: 21 dias

ATENÇÃO: Se a fêmea não der a luz, ou seja, ultrapassar esse período, ela pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas, se você não reparou nada de diferente na fêmea depois da tentativa de acasalamento, acho que não deve ter dado certo! Volte para a Reprodução.
Quando a gestação estiver no 14º dia ou no 15º dia, faça uma "faxina geral" na gaiola. Lave-a, troque a serragem e retire a rodinha. Verifique se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam tão grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não consegue pegá-lo, ele pode morrer.
Não se esqueça de colocar bastante material para a fêmea fazer o ninho, pode ser papel higiênico neutro entre outros. Agora, espere o nascimento!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CHEGOU A HORA!! PARTO

A hora chegou, donos. A hora do parto. 
Ocorre principalmente de madrugada, ou até no início da noite. Se estiver acordado, não incomode a fêmea, ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que todos dizem, ela tem total controle da situação.
O intervalo do nascimento de cada filhote é de 10 minutos. Seja paciente. Junto com os filhotes, vem a placenta, que é digerida pela própria fêmea. É completamente normal ter sangue na serragem.
Também não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e trará todos de volta. O importante é não tocar em nenhum filhote de forma alguma, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao hamster e ela não irá mais identificá-lo como filho. Não tente interferir em nada. Apenas mantenha bastante comida e água para a fêmea, sempre a acompanhando.
Não troque a gaiola até os filhotes terem 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.
Algumas informações importantes sobre os filhotes:
Quando tiverem 45 dias, você deve separá-los, um em cada gaiola. Se quiser vendê-los, contate algum pet shop da sua cidade ou doe-os para alguma pessoa que gostaria de ter um.

Obrigada, desculpem pela falta de postagens, nunca tenho tempo, e espero que tenham gostado!!
Beijos, Luisa
P.S.: Temos novos parceiros: Juan Pedro e sua hamster Síria Cacau! Espiem lá nos parceiros, e se inscrevam também!

(Créditos à: Hamster's World - http://world-hamster.blogspot.com.br/ e Saúde Animal - Pets - http://www.saudeanimal.com.br/)

                                         




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...