sexta-feira, 14 de junho de 2013

Saiba mais: dentes dos hamsters

Olá!
Todo dono sabe que os dentes incisivos dos hamsters são extremamente longos - e afiados!
Os roedores são os únicos mamíferos que já nascem com dentes.
Eles foram feitos para roer, descascar e quebrar sementes, legumes, frutas e até carne. Também são um ótimo meio de defensão. Eles são afiados e nunca param de crescer, o que pode ser um problema. Se você não der alimentos sólidos e com casca para ele com bastante frequência, os dentes vão acabar crescendo demais e irão se curvar para trás até perfurarem o céu da boca e lhe fincarem o crânio - podendo chegar ao cérebro. 
Os dentes também são muito afiados e fortes, e podem facilmente perfurar a pele humana, e se quiserem, podem ficar pendurados em seu dedo até cansarem. Se seu hamster acabar te mordendo profundamente, siga esses passos:

1 - Limpe o sangue com água corrente e limpa, de preferência com algodão;

2 - Com um algodão, passe mertiolate na ferida, para não infeccionar; 

3 - Coloque um band-aid em volta do dedo ou da região mordida, mas não o mantenha por muito tempo e o troque diariamente.

Outra questão interessante sobre os dentes é que eles podem identificar a idade - e a saúde - do hamster. Caso eles estiverem bastante amarelados (vide imagem abaixo), é sinal de que estão velhinhos, e se forem de um tom mais claro, mas ainda amarelo, é sinal de que ainda são novos. 
Caso os dentes estiverem num tom branco, eles estão com carência de algum alimento ou proteína e precisam de uma visita ao veterinário. Os dentes são mais claros quando nascem e vão escurecendo ao longo de seu crescimento. 

                                           

Caso você note qualquer anormalidade nos dentes do seu hamster, visite um veterinário!



4 comentários:

  1. ola
    procurei pedra de calcio para meu hamster anao russo e so encontrei para aves.
    e a mesma? posso dar a de aves para meu hamstar?
    nao comprei pois fiquei com medo e nao estou encontrando nada que fale a respeito na net...se posso dar a pedra de aves para os hamsters.
    abracos

    ResponderExcluir
  2. Olá boa noite , tenho um hamster de 2 meses , vim o observando diariamente e vir que ele não estava comendo nem brincando direito ,hoje fui ver os dentes dele e vir q ele só está com um dente em cima e dói em baixo , oque devo fazer tô em desespero porque na minha cidade não tem veterinário pra roedores

    ResponderExcluir
  3. O meu hamster perdeu os dois dentinhos de cima e normal

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:
Comentários maldosos, com xingamentos, vaias, ofensas ou conteúdo inapropriado são proibidos. Caso os fizerem, serão considerados spam e serão excluídos.
O blog também é apenas informativo, então se alguém quiser divulgar vendas ou fazer parcerias pagas eu não vou aceitar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...